*A MAIOR EXPLOSÃO DE SUPERNOVA EM CURSO*

Clique aqui para comentar esta publicação


*A MAIOR EXPLOSÃO DE SUPERNOVA EM CURSO*

SOL INVICTUS - Hoje (08.05.2013) às 19:37
Esta explosão de Supernova detectada desde 27 de abril é um evento importante em nosso céu, a luz, raios Gama, será visível entre 10 e 12 de maio. É preciso lembrar que nenhuma matéria de carbono pode sobreviver a tal onda Galáctica...


Os GRB (gamma ray burst – explosões de raios gama) em caso de intensidade suficiente podem atravessar todo o sistema solar, sem serem, no entanto, detidos, isso se assemelha estranhamente às predições diversas e variadas, tanto dos astrofísicos iminentes, como de diversas fontes, a famosa onda Galáctica, ela está a caminho? Para 10/12 de maio?

TÍTULO: GCN CIRCULAIRE (GCN CIRCULAR)
NÚMERO: 14526
OBJETO: 130427A de BSG: Les prévisions concernant l'apparition d'une supernova (As previsões relativas ao aparecimento de uma supernova)
DATA: 13/05/02 09:15:09 GMT
DE: Remo Rufinni à ICRA <[email protected]>
R. Ruffini, CL Bianco, M. Enderli, M. Muccino, AV Penacchioni, GB Pisani, JA Rueda, N. Sahakian, Y. Wang, L. rapport Izzo:

As observações de raios x final do GRB 130427A pelo Swift-XRT mostram claramente um padrão típico de uma família de explosões de raios gama associados a supernova (SN) depois do paradigma Efeito do colapso gravitacional (CIG) (Rueda & Ruffini 2012;. Pisani et al 2013). Nós supomos que a luminosidade da SN possivelmente associada ao GRB 130427A seria um dos 1998bw que encontramos no exemplo IGC descrito em Pisani et al., 2013. Assumindo que a absorção intergaláctica da banda I (que corresponde ao quadro-excedente banda-R) e aquela intrínseca, assumindo um tipo de pico da SN = 22-23 ocorrendo 13 a 15 dias após o desencadeamento do GRB, isto é, entre os dias 10 e 12 de maio de 2013.

Outras observações ópticas e de rádio são encorajadas.

http://apod.nasa.gov/apod/



http://gcn.gsfc.nasa.gov/gcn3/14526.gcn3



O que poderia acontecer se uma explosão de raios gama atingisse a Terra? Bem, uma rajada de 10 segundos seria suficiente para privar a atmosfera da Terra da quantidade do seu ozônio quase que instantaneamente, expondo os organismos da superfície, ali incluindo os elementos responsáveis pela fotossíntese planetária, a uma dose maciça de raios ultravioletas. Um outro efeito perigoso seria o fato de que os átomos de azoto dissociados das moléculas de ozônio iriam prosseguir e formar moléculas de NO2, uma substância tóxica castanho-avermelhado que absorve a luz do sol para produzir um rápido resfriamento da superfície da Terra, como uma central nuclear de inverno, desencadeando uma nova era glacial. Por enquanto, os astrônomos dizem que a possível explosão da Eta Carinae não iria apresentar uma ameaça imediata ao nosso planeta. Pode ser que, se e quando tal evento de nível de extinção devesse ocorrer, nós tivéssemos desenvolvido tecnologias para nos proteger desta ameaça. Ou, pelo menos, nos permitir “pular do barco” e se instalar em outros mundos nesta galáxia. Até então, a maior parte das pessoas tem outras coisas para se preocupar, eu lhes sugiro fazer a mesma coisa e aproveitar o tempo que resta a vocês. Afinal, quem sabe, o Apocalipse poderia vir mais cedo, principalmente devido à poluição de origem humana, ou outras causas. Ou talvez ele nem vá chegar...

E bem, isso chegou e isso irá nos atingir entre os dias 10 e 12 de maio de 2013.

***

Fonte: http://www.electronslibres.org/t535-la-plus-grosse-explosion-de-supernova-en-cours#4559


Ver também: http://www.nasa.gov/topics/universe/features/shocking-burst.html


***

Tradução para o português: Zulma Peixinho
http://portaldosanjps.ning.com/

http://www.portaldosanjos.net/


***

apod.nasa.gov
A different astronomy and space science related image is featured each day, along with a brief explanation.

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais

0 comentários:

Postar um comentário