Fenômeno Lua Azul ocorrerá na próxima sexta-feira (31-08-2012)

Clique aqui para comentar esta publicação


Lua Azul normalmente ocorre a cada dois anos

Na próxima sexta-feira (31) ocorrerá um fenômeno denominado Lua Azul.
Não, a Lua não nos parecerá azulada! Lua Azul é o nome que recebe a segunda Lua Cheia num mesmo mês. Houve uma Lua Cheia em 2 de agosto e, portanto, no próximo dia 31 ocorrerá a segunda Lua Cheia neste mês”, diz a professora Telma Couto, da UFMT, doutora em Astronomia.

Segundo ela, normalmente ocorre uma Lua Azul a cada dois anos e alguns meses, que variam entre seis e onze. Mas, em ocasiões mais raras, uma Lua Azul pode ser observada duas vezes num ano, ocorrendo uma em janeiro e a outra em março, num intervalo de 19 anos.

A Lua Azul anterior ocorreu em dezembro de 2009, há dois anos e oito meses, e a próxima, ocorrerá em julho de 2015, daqui a dois anos e onze meses. As últimas luas azuis duplas ocorreram em janeiro e março de 1999 e as próximas ocorrerão nesses meses, em 2018.

A professora explica que esse fenômeno ocorre porque o período de fases da Lua dura 29,5 dias, enquanto o nosso mês, exceto em fevereiro, dura 30 ou 31 dias. Por isso pode ser que, de vez em quando, possa haver duas fases cheias num mês. Esse fenômeno só não ocorre em fevereiro, mesmo em anos bissextos.

“Mas, a observação da Lua com uma coloração azulada ocorre muito raramente, devido a efeitos atmosféricos, quando a atmosfera contém partículas em suspensão maiores que o comprimento de onda da luz vermelha na alta atmosfera. Erupções vulcânicas e imensos incêndios florestais podem produzir essas partículas, que fazem com que a luz vermelha seja completamente absorvida deixando passar a luz azul.”

Em agosto de 1883 uma forte erupção no vulcão Krakatoa, na Indonésia, fez com que, quando observada próxima ao horizonte, a Lua parecesse azulada, lembra. Os relatos indicam que o fenômeno durou aproximadamente dois anos e foi observado em todo o planeta.

Um enorme incêndio em florestas canadenses em setembro de 1950 também produziu uma Lua azulada, observada apenas na região leste da América do Norte. Também há relatos de que em diversas partes do mundo a Lua foi observada azulada em junho de 1991, após a erupção do vulcão no Monte Pinatubo nas Filipinas.

“O fenômeno Lua Azul nos propicia apenas outra oportunidade para observar novamente a Lua Cheia no mesmo mês. Para os amantes de uma noite iluminada, é mais um motivo para alegria e festa”, considera Telma Couto, que faz apenas uma ressalva: “A observação da Lua com a coloração azulada está associada a algum triste evento na Terra. Que fiquemos longe de observá-la!”

Fonte: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=131906

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais

0 comentários:

Postar um comentário