Vulcão "Fuego" entra em erupção e gera alerta na Guatemala

Clique aqui para comentar esta publicação



O vulcão Fuego, na Guatemala, cuspiu lava e cinzas negras ao céu na manhã deste sábado, levando o governo a emitir um alerta a aeronaves e fechar partes de rodovias. O vulcão, situado a cerca de 40 km a sudoeste da capital, entrou em erupção por volta das 2h45, no horário local, expelindo uma coluna de cinzas até 5 mil metros acima da cratera e lançando lava fumegante até quase 400 metros de altura.

A comissão de emergência nacional emitiu um alerta, avisando aeronaves de que não devem voar a um raio de 40 km de distância do vulcão. O aeroporto internacional de La Aurora, na Cidade da Guatemala, continuou aberto. A comissão também fechou dois trechos de rodovia ameaçados pelo fluxo de lava que atingiu a base da montanha.

Os quatro vulcões ativos da Guatemala têm um histórico de problemas. Em 2010, uma explosão no vulcão de Pacaya, situado cerca de 40 km ao sul da cidade da Guatemala, cobriu a cidade com uma camada espessa de cinza negra e pedras, forçando centenas de famílias a evacuar o local e obrigando o aeroporto internacional a fechar.


Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais

0 comentários:

Postar um comentário