Terremoto de 6,2 graus atinge o nordeste do Japão

Clique aqui para comentar esta publicação


Nota: Posteriormente, o terremoto foi rebaixado para categoria de 6.0.

Tremor foi sentido em Iwate, Miyagi e outras nove províncias.
imagem retirada do site apolo11.com
20-05-2012
Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu o nordeste do Japão neste domingo (20) por volta das 16h20 (4h20, no horário de Brasília). O tremor teve seu epicentro no Oceano Pacífico no litoral da província de Iwate, uma das cidades atingidas pelo tsunami que devastou a costa japonesa em março de 2011, deixando mais de 19 mil mortos.

Mesmo assim, a Agência Meteorológica japonesa não emitiu alerta de tsunami. Até o horário, também não havia informações sobre vítimas ou danos materiais.

O terremoto foi sentido sobretudo nas províncias de Iwate e Miyagi, onde em alguns pontos alcançou 3 graus na escala fechada japonesa de 7, que se foca mais nas zonas afetadas do que na intensidade do tremor.

Com menor intensidade, o terremoto também foi sentido em outras nove províncias, dentre elas Hokkaido e Aomori.

Uma réplica do tremor, de magnitude 5,7, atingiu principalmente a província de Iwate apenas oito minutos após o terremoto.

Desastre natural
O nordeste do Japão foi sacudido no dia 11 de março de 2011 por um terremoto de 9 graus de magnitude na escala Richter, com epicentro no Oceano Pacífico, próximo ao litoral de Miyagi. Ele desencadeou um devastador tsunami que, além de milhares de mortos e desaparecidos, causou em Fukushima o pior acidente nuclear da história desde o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Colaboração de Zulma Peixinho

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais

0 comentários:

Postar um comentário