Tempestades solares devem atingir a Terra nos próximos dias

Clique aqui para comentar esta publicação



O Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês) da Nasa alerta para tempestades solares que devem atingir a Terra nos próximos dias. A imagem divulgada pela agência espacial americana mostra a atividade recente do Sol. Segundo os astrônomos, pela movimentação na superfície, o astro poderá produzir erupções muito fortes.

O enorme complexo de manchas solares com mais de 100 mil quilômetros sofreu uma rotação que o posicionou em direção à Terra durante o último final de semana.
Durante uma erupção solar, ocorre o que os astrônomos chamam de "ejeção de massa coronal" (CME, na sigla em inglês). As partículas - em especial prótons - viagem até a Terra e causam efeitos no campo magnético terrestre, conhecidos como tempestades geomagnéticas.

O resultado mais comum são as auroras boreais e austrais. Por outro lado, satélites, comunicações, navegação por rádio podem sofrer com essas tempestades, que podem causar até apagões. Astronautas precisam ficar atentos para não se exporem à radiação solar.

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/tempestades-solares-devem-atingir-a-terra-nos-proximos-dias_148833/

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais

0 comentários:

Postar um comentário